antigos mineiros sem trabalho aprendem a cultivar a terra na província de Katanga. Um projecto desenvolvido por uma organização local luta contra a desnutrição
antigos mineiros sem trabalho aprendem a cultivar a terra na província de Katanga. Um projecto desenvolvido por uma organização local luta contra a desnutriçãoEm tempo de crise global, aumenta o número de desempregados no sector da exploração de minérios. Em Katanga, várias empresas no ramo da indústria do cobre encerraram. O facto provocou um aumento da insegurança alimentar e da taxa de desnutrição, a sul da República Democrática do Congo.
Muitos trabalhadores já não sabem trabalhar a terra, depois de décadas a actuar como mineiros. Muitas das famílias que se afastaram da agricultura tendem a ter uma alimentação desequilibrada. Centenas de mães com crianças desnutridas acorrem ao centro de saúde de Lisaki. Perante o problema, uma Organização Não Governamental local desenvolve um projecto de apoio a essas populações, revela aagência missionária, Fides.
Depois de ter curado as crianças, as famílias são envolvidas no projecto agrícola que não somente prevê aulas de técnica agrícola, mas chama a atenção para a diversificação da produção de comida para melhorar os hábitosalimentares, conta Fidel Mwayile, coordenador da organização – Vipatu. as famílias têm ainda a possibilidade de aumentar os seus rendimentos, com a venda de metade dos produtos agrícolas no mercado. a outra metade é para o consumo de 2. 400 famílias envolvidas no projecto. actualmente, em Lisaki, dezenas de mulheres trabalham no campo.