O evento desportivo alerta para o sofrimento de um povo que não deve ser esquecido. Para os haitianos o futebol é uma paixão, a possibilidade de sonhar
O evento desportivo alerta para o sofrimento de um povo que não deve ser esquecido. Para os haitianos o futebol é uma paixão, a possibilidade de sonharUm antigo jogador de futebol haitiano, de renome internacional, organiza um jogo ou, mais propriamente, um espectáculo de futebol solidário. O evento, World Charity Soccer 2010, pretende ajudar o povo haitiano e vai reunir artistas de todo o mundo. Realiza-se a 19 de Maio, no estádio Charlety, em Paris (França). Os bilhetes custam entre 7. 80 e 10. 80 euros. Os ganhos revertem a favor de uma associação que apoia a reconstrução do Haiti.
Em entrevista ao jornal afrik.com, o ex-jogador, Wagneau Eloi, explica que o objectivo do evento é lutar contra o esquecimento. O desastre de Janeiro de 2010 é menos reportado pela comunicação social internacional. as ajudas tardam em chegar. Existe um sofrimento permanente, e isso, é difícil de esquecer. Trata-se de um apeloà humanidade e nãoà generosidade das pessoas- esclarece.
O futebol ocupa um lugar muito importante na vida dos haitianos. É uma janela que lhes permite sonhar, explica o famoso desportista. Jogam para esquecer que têm fome. Os jogadores do país tem grandes capacidades, mas há falta de recursos e devisibilidade. O Haiti participou uma única vez num campeonato mundial, em 1974. Uma participação que muitos ainda recordam com orgulho.