Dia foi proclamado pela UNESCO em 1993, para chamar a atenção dos jornalistas, dos poderes públicos e dos cidadãos para a importância da informação como bem público
Dia foi proclamado pela UNESCO em 1993, para chamar a atenção dos jornalistas, dos poderes públicos e dos cidadãos para a importância da informação como bem públicoUma informação livre, pluralista, de qualidade, eticamente responsável e deontologicamente comprometida é essencial ao exercício pleno da cidadania, defende o Sindicato dos Jornalistas (SJ) na mensagem para este dia. a organização defende que é através da imprensa livre que as democracias respiram.
Mas, apesar dos inúmeros progressos da técnica e de avanços significativos na capacidade de recolher, tratar e distribuir informação, de novas possibilidades técnicas e tecnológicas, os resultados não traduzem uma correspondente melhoria na resposta dada aos cidadãos e ao seu direito a uma informação realmente diversificada e plural .
O SJ manifesta-se preocupado com a concentração da propriedade dos meios de informação, com níveis excessivos nalguns casos e poderá aumentar ainda mais. O que significa que um reduzido número de grupos económicos mantêm nas mãos a capacidade de recolher, tratar e difundir informação.
Os cidadãos têm o direito de exigir uma informação verdadeiramente livre, plural e de qualidade, diz o Sindicato. Mas têm especialmente o direito à existência de serviços públicos – designadamente de rádio e de televisão – que cumpram desinteressadamente esse direito, além do mais livre de condicionamentos de natureza política, económica ou outra.