Vai tornar-se realidade, devendo estar pronto em 2011. Obras começam ainda este ano. O lugar de culto multi-religioso do hospital de São João será o primeiro de muitos
Vai tornar-se realidade, devendo estar pronto em 2011. Obras começam ainda este ano. O lugar de culto multi-religioso do hospital de São João será o primeiro de muitosTodos os novos hospitais e as unidades que vierem a ser remodeladas vão ter um espaço de culto multi-religioso, à semelhança do hospital de São João, no Porto. a criação daquele espaço vem na sequência do novo decreto-lei que regulamenta a assistência espiritual e religiosa hospitalar.
No lugar de culto multi-religioso daquele hospital do Porto, cujas obras deverão iniciar-se ainda em 2010,haverá sete oratórios para as diferentes tradições religiosas.
O coordenador das Capelanias hospitalares salienta que este será um lugar para referências, e no qual o maior número possível de pessoas vai poder reconhecer-se na sua própria tradição. Para o padre José Nuno a partir do momento em que as entidades religiosas têm um lugar de culto no São João, passam a sentir que o hospital é mais um lugar seu.
No final de uma reunião entre o Ministério da Saúde e o Grupo de Trabalho Inter-Religioso (GTIRSaúde), o secretário de Estado da Saúde considerou este um projecto inspirador que satisfaz o que eram os objectivos do novo decreto-lei sobre a assistência espiritual e religiosa hospitalar. Óscar Gaspar garantiu ao GTIRSaúde que o Ministério da saúde quer criar condições para resolver as questões relativas ao acesso dos doentes à assistência espiritual e religiosa, qualquer que ela seja, porque reconhece a importância deste factor na prestação de cuidados.