Preparar a cidade de Fátima para acolher os milhares de peregrinos que estarão na cidade-santuário é o grande objectivo das 19 entidades que preparam a vinda do Papa
Preparar a cidade de Fátima para acolher os milhares de peregrinos que estarão na cidade-santuário é o grande objectivo das 19 entidades que preparam a vinda do PapaEu acho que não vai haver dores de cabeça, porque, de facto, as entidades estão perfeitamente habilitadas a corresponder à medida da ambição que temos para Fátima, disse Paulo Fonseca no final da reunião.com a vinda do Papa são esperados milhares de peregrinos em Fátima. E em Maio, a preocupação passa por garantir que todas as pessoas tenham assistência se dela necessitarem, sintam segurança, higiene ou conforto, e que o trânsito flua normalmente, explicou o autarca.
Muitos peregrinos
Uma concentração de pessoas como aquela que se prevê para Fátima traz sempre problemas pelo acréscimo normal do número de peregrinos, mas também perante a possibilidade de haver algum problema que tenha a ver com alguma situação de pânico, realça o comandante distrital de Operações de Socorro. Joaquim Chambel, adiantou que a Protecção Civil está a preparar um dispositivo reforçado que vai operar dentro da área de Fátima desde o dia 11 até ao dia 14, e que inclui as vertentes da saúde, de socorro, de combate a incêndios e de assistência aos peregrinos.
O responsável adiantou que a coordenação será feita pela autoridade Nacional de Protecção Civil. No terreno vão estar para além dos bombeiros dos distritos de Santarém, Leiria e Lisboa, a Força Especial de Bombeiros, Cruz Vermelha, INEM e Escuteiros.
Segurança
a nossa maior preocupação é a segurança de Sua Santidade e, também, como é evidente, dos peregrinos que vêm visitar a cidade de Fátima, o santuário e vêm assistir às cerimónias, afirmou Joaquim Nunes, no final da reunião de trabalho. ainda sem números exactos quanto aos meios a ter no terreno, uma vez que esta força policial está a iniciar a fase de reuniões para poder planear a operação, o major e relações públicas da GNR garante que a força de segurança irá estar atenta. O comando territorial de Santarém vai ser reforçado com as unidades que existem ao dispor do comando da Guarda para este tipo de eventos, acrescentou.
Muitos custos
São já algumas as obras que estão a ser efectuadas em Fátima para ter a cidade mais condigna aquando da visita de Sua Santidade. Quanto a custos, ainda não há estimativas, mas serão muitos, avança o presidente da Câmara. até Maio, não há tempo para organizar concursos para um conjunto de obras que iremos fazer a posteriori, mas há tempo para organizar um conjunto de intervenções na área urbana como seja a sinalização, colocação de mobiliário urbano, mais papeleiras, mais flores, adianta Paulo Fonseca.
Para estas obras, o autarca já reuniu com o José Sócrates e adianta que o primeiro-ministro está empenhado em ajudar-nos a resolver os problemas de Fátima. Nós temos um horizonte de médio e longo prazo e é para esse que eu fui pedir ajuda ao Governo e que senti um bom acolhimento por parte do primeiro-ministro no sentido de garantir que Fátima seja um epicentro da visibilidade do país, explica Paulo Fonseca.