Uma barragem ameaça a vida de várias dezenas de espécies, florestas de uma riqueza imensurável e a vida de populações locais. Um missionário da Consolata português confirma a degradação já evidente
Uma barragem ameaça a vida de várias dezenas de espécies, florestas de uma riqueza imensurável e a vida de populações locais. Um missionário da Consolata português confirma a degradação já evidenteGibe III é o nome do projecto controverso elaborado na Etiópia, na região do vale do Omo. a construção de uma barragem na região vão diminuir bastante o nível de água do lago Turkana, cuja maior parteestá localizadono Quénia. além das comunidades indígenas que necessitam do lago para viver, as florestas envolventes e inúmeras espécies de animais sofrerão as consequências do grandioso empreendimento italiano. E um atentado à vida, à ecologia e à decência, considera Tobias de Oliveira.
Já se encontra na terceira fase de implementação.organizações apelam à suspensão do projecto. Decorreram manifestações em quatro cidades do Quénia, recentemente, em protesto ao Gibe III. Uma petição online apela à protecção do Lago Turkana. a zona é completamente desértica e o lago, chamado mar de Jade, pela sua beleza e cor em contraste com o ambiente, está em perigo de desaparecer, confirma o missionário, a trabalhar em Nairobi, capital do Quénia. Já baixou muito o nível e nós que temos a missão de Loyangallani nas suas margens bem vemos os resultados nefastos desta deterioração progressiva, afirma Tobias de Oliveira. a região de Omo integra a lista de património mundial da Organização das nações Unidas para a educação, Ciência e Cultura.