Primeiro grupo de menores abandonou o aquartelamento do exército maoí­sta nepalês. acto pode acelerar processo de paz
Primeiro grupo de menores abandonou o aquartelamento do exército maoí­sta nepalês. acto pode acelerar processo de pazMilhares de crianças-soldados, que serviram no exército maoísta do Nepal, durante a guerra civil, regressaram à vida civil, esta quinta-feira, anunciaram as Nações Unidas, referindo-se a um primeiro grupo de menores e manifestando a esperança de que esta libertação ajude a acelerar o processo de paz nesta nação asiática.
Hoje é o primeiro passo para o regresso à vida civil de milhares de nepaleses que vivem em aquartelamentos desde 2006, referiu o coordenador humanitário das Nações Unidas no país, Robert Piper.
Piper acrescentou que a cerimónia desta quinta-feira, no acampamento do exército principal maoísta em Sindhuli, no centro do Nepal, é um marco importante no processo de paz em curso e que, espera-se, acelere outras medidas estabelecidas no acordo de Paz Global, o pacto de 2006 que pôs um ponto final no conflito entre as forças leais ao antigo rei do Nepal e guerrilheiros maoístas.