Polacos preparam o Encontro Europeu de Jovens organizado pela Comunidade de Taizé. Terá lugar em Poznan, de 29 Dezembro a 2 Janeiro
Polacos preparam o Encontro Europeu de Jovens organizado pela Comunidade de Taizé. Terá lugar em Poznan, de 29 Dezembro a 2 JaneiroUma jovem polaca ligada aos Missionários da Consolata fala deste encontro e apresenta-se: Chamo-me Teresa, sou polaca. Vivo na Polónia numa pequena aldeia perto de Poznan, onde estudo na faculdade de fisioterapia. Teresa dá conta da preparação para o encontro: Na minha paróquia preparamo-nos desde Outubro. Temos encontros regulares de oração e meditação, com cânticos de Taizé .
Como sempre acontece nestes encontros, os jovens que vão de outros países de Europa são acolhidos em famílias de Poznan e arredores: Preparamos as nossas casas para receber jovens e temos lugar na escola onde vamos organizar a Festa das Nações na noite ano Novo. Reina um grande entusiasmo: Toda a nossa aldeia está envolvida na preparação, cada pessoa quer ajudar.
Os jovens estão surpreendidos com o entusiasmo e adesão das famílias: Quando começámos, a minha irmãgarantiu-me que, na nossa paróquia, isto não seria possível. as pessoas não estão abertas; não têm confiança uns aos outros, conta a jovem Teresa. agora sabemos, que só precisam de uma oportunidade para mostrar que têm um grande coração.
Foi uma surpresa para Teresa, que mora na aldeia há cinco anos: Durante todo este tempo não sabia que vivem aqui pessoas tão boas, jovens com grande vontade de trabalhar para a Igreja e para o bem dos outros. Teresa está convencida que será uma grande festa: Esperamos pelo Encontro Europeu de Jovens com grande alegria. Já vemos que os frutos são e serão muitos!.