é a sétima entidade que a polícia timorense recebe das mãos da Missão das Nações Unidas
é a sétima entidade que a polícia timorense recebe das mãos da Missão das Nações Unidasas Nações Unidas entregaram mais uma parte de policiamento em Timor-Leste, como parte da transferência gradual das funções de segurança assumidas em 2006, após dezenas de pessoas terem morrido e outras 155 mil – 15 por cento da população – terem sido expulsas de suas casas, numa onda de violência que percorreu o país então recém-independente.
Em Díli, a capital, perante Takahisa Kawakami, vice-representante especial Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, o secretário de Estado da Segurança, Francisco da Costa Guterres, que tutela a Polícia Nacional, reassumiu a responsabilidade sobre o Serviço de Inteligência da Polícia, a sétima entidade policial entregue pela Missão da ONU em Timor-Leste (UNMIT).
O Governo de Timor-Leste e a UNMIT estão a implementar o processo de retoma de uma forma gradual, distrito a distrito, unidade por unidade. avaliações de outros distritos e unidades serão realizadas por equipas mistas das Nações Unidas e timorenses e utilizando critérios mutuamente acordados.