a festa do padroeiro, que ocorre em Maio, assume-se como um incentivo ao diálogo intercultural, num bairro onde a convivência nem sempre foi pacífica
a festa do padroeiro, que ocorre em Maio, assume-se como um incentivo ao diálogo intercultural, num bairro onde a convivência nem sempre foi pacíficaHá já cinco anos que se realiza a festa de São José,padroeiro do Zambujal. O grande objectivo da festaera aproximar a população e incentivá-la a respeitar o local onde residem. São notáveis os progressos conseguidos, ao longo destes últimos anos. Victor Montenegro integra o grupo de pessoas que se empenham, arduamente, na realização da cerimónia. afirma, em relação à festa, que surpreende, sobretudo, pelo facto de independentemente da cultura ou religião, todos participarem nela, principalmente na tarde cultural em que encontramos uma multiculturalidade em perfeita união.
José Matias, responsável pelo grupo de missionários da Consolata, presentes no Zambujal, recorda os primeiros tempos passados no bairro: Logo notei que pisava um espaço bastante descristianizado e que a exclusão social era gritante: até se lia em certa imprensa: Bairro do Zambujal, terra de ninguém. Para o pároco, a festa tem contribuído para um maior respeito, acolhimento do diferente e responsabilidade cívica.