aminetu Haidar é “uma das mais importantes personalidades da resistência civil pacífica” ao regime de Marrocos. Foi laureada com prémio em 2008 e agora presa
aminetu Haidar é “uma das mais importantes personalidades da resistência civil pacífica” ao regime de Marrocos. Foi laureada com prémio em 2008 e agora presaO regime de Marrocos prendeu uma militante dos direitos humanos, antiga presa política e desaparecida, de acordo com a descrição da associação de amizade Portugal Sahara Ocidental, que denunciou esta sexta-feira o caso.
Segundo esta organização, aminetu Haidar, que é uma das mais importantes personalidades da resistência civil pacífica [sariana], foi presa ao início da tarde desta sexta-feira, no aeroporto de El aaiun, capital do Sara Ocidental ocupado, quando descia do avião oriundo proveniente das Canárias, Espanha.
O Centro para a Justiça e os Direitos Humanos Robert F. Kennedy veio entretanto condenar firmemente a detenção da laureada com o seu prémio de direitos humanos em 2008. Esta organização americana solicitou, em comunicado, às autoridades marroquinas a imediata e incondicional libertação de aminetu Haidar.
Já a associação portuguesa também condena e deplora a prisão da senhora aminetu Haidar e exige a sua imediata e incondicional libertação, assim como a de todos os presos políticos [sarianos]. O apelo é dirigido ao Governo português, à União Europeia e às Nações Unidas para que reclamem, também eles, junto das autoridades marroquinas, a libertação imediata e incondicional de aminetu Haidar, dos sete activistas [recentemente detidos] e dos demais prisioneiros políticos [sarianos].