O trabalho é duro e não compensa financeiramente. a nova geração prefere apostar noutras áreas, remetendo a agricultura ao abandono
O trabalho é duro e não compensa financeiramente. a nova geração prefere apostar noutras áreas, remetendo a agricultura ao abandonoFortes secas, intempéries, falta de equipamento e recursos financeiros, todos constituem barreiras ao desenvolvimento do sector agrícola em África. Contudo, além do não poder há também um não querer, que afecta a agricultura. O desinteresse das novas gerações pelo cultivo das terras não é um mal exclusivo dos povos ocidentais e dos países ricos. Os métodos antigos tornam o trabalho ainda menos compensador. Os jovens de Casamança desanimam e preferem agarrar outras oportunidades. Na zona sul do Senegal, muitos camponeses são obrigados a desistir e a recorrer a outros meios de subsistência, revela a agência IRIN.
Muitos queixam-se de não conseguirem ninguém para trabalhar no campo. Os filhos trabalham na cidade e dizem-se demasiado ocupados. E mesmo a pagar é complicado conseguir pessoas que se queiram dedicar ao trabalho agrícola. as colheitas são fracas, mas não pela falta de chuva. Vários campos deixaram de ser cultivados, agravando a insegurança alimentar da população. Metade das famílias passam fome e cerca de 60 por cento da população vive na pobreza.