O sector contribui bastante para a economia de países em desenvolvimento. Um relatório de uma agência das Nações Unidas insiste num maior investimento na área
O sector contribui bastante para a economia de países em desenvolvimento. Um relatório de uma agência das Nações Unidas insiste num maior investimento na áreaas empresas que investem na diversidade cultural, quer nos recursos humanos, quer no marketing, poderão conseguir benefícios económicos. Esta é uma das conclusões de um relatório da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)divulgado, ontem, 20 de Outubro. O documento sublinha as vantagens da diversidade de culturas e a necessidade se investir mais a esse nível.
a cultura é a grande esquecida dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, lamentou o director-geral da organização. Koichiro Matsuura defende que é urgente num mundo repleto de mudanças culturais, saber lidar com essas alterações. O estudo propõe algumas iniciativas de incentivo ao diálogo cultural e erradicação dos estereótipos. Entre as dez recomendações, destacam-se a criação de um observatório mundial para avaliar os efeitos da mundialização e políticas para a salvaguarda da diversidade linguística e simultânea promoção dos multilinguismos.
a UNESCO revela dados interessantes sobre a situação actual da diversidade cultural no mundo. Contam-se entre seis e oito mil línguas no mundo. Metade são faladas por comunidades linguísticas de menos de 10 mil pessoas. Em 2006, a grande maioria das 75 milhões de crianças que não frequentavam a escola provinham de comunidades autóctones. apesar da cultura ser frequentemente secundarizada, o turismo e o artesanato são sectores importantes na economia de muitos países em desenvolvimento. Em Marrocos, representam mais de 25 por cento do Produto Interno Bruto.