Um congresso sobre as florestas debate soluções para a sua conservação. antecipa-se à Conferência de Copenhaga o que aumenta a sua importância
Um congresso sobre as florestas debate soluções para a sua conservação. antecipa-se à Conferência de Copenhaga o que aumenta a sua importânciaBuenos aires, capital da argentina, acolhe até 23 de Outubro o Congresso Mundial Florestal. Subordinado ao tema Desenvolvimento Florestal, equilíbrio Vital, pretende sublinhar a importante função das florestas na preservação do clima e vida no planeta. O evento organizado pela Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação (FaO) conta com a participação de 150 países.
O encontro torna-se ainda mais relevante se pensarmos que falta pouco tempo para a conferência sobre o clima, em Copenhaga, em Dezembro. a protecção da floresta é muito importante para as populações mundiais. Mas, é vital à sobrevivência de inúmeras comunidades que vivem dela, nomeadamente indígenas. a protecção desses povos que vivem em harmonia com a floresta é uma das formas de a proteger. Este é um ponto-chave do evento.
Serão discutidas no congresso outras formas sustentáveis de aproveitamento dos recursos naturais da amazónia e Mata atlântica. as duas florestas, extremamente ricas em biodiversidade, têm sido afectadas pela exploração ilegal de madeira [entre outras actividades], o que favorece a desflorestação.