Em Novembro, a população afegã terá de votar novamente. O actual presidente obteve menos de 50 por cento, ao contrário do que indicavam os resultados de agosto
Em Novembro, a população afegã terá de votar novamente. O actual presidente obteve menos de 50 por cento, ao contrário do que indicavam os resultados de agosto a Comissão Eleitoral do afeganistão anunciou uma segunda volta das eleições para 7 de Novembro. Uma delegação das Nações Unidas denunciou casos de fraude em 210 assembleias.com a nova contagem, Hamid Karzai fica com menos de 50 por cento dos votos. a Comissão de Queixas Eleitorais invalidou cerca de um terço dos boletins. Os resultadosdas eleições de 20 de agosto atribuíam a vitória, com 54,6por cento,ao presidente afegão.
Nesta situação, a própria legislação afegã obriga a uma segunda volta. O presidente da comissão eleitoral considerou que o povo não poderia ficar na incerteza perante os resultados mais recentes. Hamid Karzai e abdullah abdullah, seu principal rival, não ripostaram a realização de uma segunda volta.
Durante o processo eleitoral, as atenções da comunidade internacional concentraram-se nas ameaças do grupo islamita extremista, Talibã. Temia-se pela segurança dos eleitores, embora o escrutínio tenha decorrido com menos violência do que previsto. Esperava-se uma elevada taxa de abstenção, o que acabou por acontecer. Quase metade da população não votou. O medo falou mais alto. Contudo, a coragem dos que se dirigiram às urnas foi felicitada pelo próprio presidente.