Fidel Castro fez rasgados elogios ao presidente da Bolívia. O líder cubano considera-o mais digno do Prémio Nobel que Obama
Fidel Castro fez rasgados elogios ao presidente da Bolívia. O líder cubano considera-o mais digno do Prémio Nobel que Obama a recente atribuição do prémio Nobel da Paz a Barack Obama, presidente norte-americano tem sido bastante discutida ao longo das últimas semanas. Muitos apoiaram a escolhadeste anoe elogiaram o chefe de estado pelos seus feitos. Mas também há quem não concorde. O líder cubado juntou-se à lista do contra, considerando que o presidente da Bolívia seria uma melhor escolha, avança a agência italiana ansa.
Se o prémio foi concedido a Obama por ele ter vencido as eleições numa sociedade racista, apesar de ser afro-americano; Evo [Morales] merece-o por ganhá-las noseu país, apesar de ser indígena, e além disso por cumprir as suas promessas, declarou. Fidel Castro lembrou a dura luta de Evo Moralesaté ser presidente e o percurso que efectuou até hoje. Mostra-se confiante perante o crescente apreço da população ao líder indígena e acredita que ganhará as próximas eleições de 6 de Dezembro.
Entre vários elogios, Fidel Castro defendeu a soberania da Bolívia e o direito do povo milenar a ter os seus costumes respeitados. Presta atendimento médico gratuito a milhões de pessoas que nunca o haviam recebido; é um dos sete países do mundo em que nos últimos cinco anos mais sereduziu a mortalidade infantil,asseverou o cubano. Enalteceutambém o trabalho realizado na erradicação do analfabetismo. Em menos de três anos, 824. 101 cidadãos aprenderam a ler e escrever.