Portugal deve “melhorar a gestão e a criação de mecanismos sustentáveis de acolhimento” de migrantes
Portugal deve “melhorar a gestão e a criação de mecanismos sustentáveis de acolhimento” de migrantesactualmente, Portugal é desafiado a criar e gerir mecanismos sustentáveis de acolhimento de migrantes ao nível social, incluindo urbanismo e oportunidades de emprego , defende a especialista em políticas das Nações Unidas. Isabel Pereira, que colaborou na redacção do Relatório de desenvolvimento humano 2009, considera que podem existir grandes ganhos com o acolhimento de migrantes .
O documento Ultrapassar barreiras: mobilidade e desenvolvimento humanos dá a Portugal a melhor classificação na atribuição de direitos e serviços aos estrangeiros residentes. a Índia é a pior classificada neste estudo.
O inquérito pretendeu averiguar como era o acesso aos serviços de educação e de saúde, o direito de voto, direitos laborais e assistência social dos migrantes. No geral, Portugal mostrou-se mais generoso do que os outros países , adianta a especialista. apesar disso, as associações de imigrantes apontam para uma situação de escravatura moderna que envolve 50 mil imigrantes ilegais.