O país quer aumentar a quantidade de área protegida e incluí­da na rede nacional de conservação. Os parques nacionais e reservas naturais ocupam menos de 7 por cento do território
O país quer aumentar a quantidade de área protegida e incluí­da na rede nacional de conservação. Os parques nacionais e reservas naturais ocupam menos de 7 por cento do territórioEspecialistas angolanos procedem a uma avaliação do território que visa a localização de áreas naturais, raras e únicas. Segundo aagência angop, oobjectivo é incluí-las na rede nacional de zonas de conservação, aproveitando todos os biomas [ecossistemas diversificados] existentes no país. a floresta de Cabinda e áreas abertas do Uíge e Kwanza norte são regiões com potencial.
O que queremos é ter biomas dentro da rede nacional das áreas protegidas, de tal forma que se um dia quisermos ver uma representatividade desse bioma possamos recorrer a respectiva área de conservação, explicou o director do departamento das áreas de conservação do ministério do ambiente.
De acordo com a agência africana, actualmente, existem 13 áreas na rede nacional de conservação, assim declaradasdesde otempo colonial. São parques nacionais e reservas naturais que representam apenas 6,6 por cento do território. até 2012, o governo pretende aumentar a área protegida para 15 por cento.
Um bioma é um conjunto de comunidades biológicas, que podem demorar séculos a desenvolverem-se. Florestas, lagoas, campos, espécies de animais podem constituir um bioma. angola é um dos países de África mais ricos em biodiversidade. Porém, tal como outras naçõesafricanos que abrigam grandes riquezas naturais, os longos anos de guerra civil impediram uma correcta investigação do território e das suas potencialidades. a nível mundial, o Brasil é o país mais rico em diversidade biológica (biodiversidade).