O desafio é deixar o carro em casa. E optar por outro modo de transporte alternativo ao automóvel particular
O desafio é deixar o carro em casa. E optar por outro modo de transporte alternativo ao automóvel particularMelhoremos o ambiente na cidade! é o tema da Semana europeia da mobilidade que termina hoje, dia 22 de Setembro, Dia europeu sem carros. ao viajar nos autocarros da Carris, em Lisboa, e nos STCP, no Porto, e na rede de metro das duas cidades, não precisa de comprar bilhete. Também nos ferryboats da Transtejo e a Soflusa a viagem é grátis.
No algarve decorrerão iniciativas em Tavira, Vila Real de Santo antónio, Faro, Lagos e Portimão. Estão marcadas várias actividades e pode-se usar a bicicleta de modo gratuito.
aderiram a esta iniciativa, este ano, 68 localidades, de 63 municípios, adianta a agência Portuguesa do ambiente. as ruas vão ficar chegadas ao trânsito e, decorrem várias actividades onde os veículos de duas rodas ganham protagonismo. O objectivo é demonstrar que há melhor qualidade de vida com menos carros a circularem nas cidades.
a campanha Na cidade sem o meu carro! teve início em França, em 1998. a Comissão Europeia passou a adoptá-la a partir de 2000, através da criação do Dia europeu sem carros com o objectivo de apoiar o desenvolvimento de cidades limpas, onde os transportes públicos satisfaçam as necessidades individuais dos cidadãos.