«2100 antes de 2010» é o nome de uma campanha da Human Rights Watch. Pretende a libertação dos mais de 2000 prisioneiros políticos da Birmânia
«2100 antes de 2010» é o nome de uma campanha da Human Rights Watch. Pretende a libertação dos mais de 2000 prisioneiros políticos da Birmâniaas eleições para 2010 perdem toda a credibilidade, se os opositores do governo continuarem presos – defende a Human Rights Watch (HRW), num recente comunicado. a organização de direitos humanos apela os dirigentes da Birmânia a libertarem todos os prisioneiros políticos. Incita os Estados Unidos da américa, China, Índia e países vizinhosa pressionarem a Birmânia, no mesmo sentido.
Segundo a HRW, mais de 2200 pessoas estão presas actualmente, por motivos políticos. Um número que não pára de aumentar, nos últimos meses. a participação em manifestações pacíficas, a formação de organizações independentes e a falta de liberdade de expressão estão na origem da maioria das detenções. Personalidades políticas, jornalistas, activistas dos direitos humanos, artistas e monges integram a longa lista de prisioneiros. alguns, condenados a mais de cem anos. No total, estão repartidos por 43 prisões e 50 campos de trabalho.
a repressão intensificou-se com a revolta popular dos monges em 2007. O caso de aung San Suu Kyi é omais referenciado. a Prémio Nobel da Paz e vencedora das últimas eleições na Birmânia passou os últimos 14 anos presa. Quando deveria ser libertada, recentemente,viu o seu processo prolongado por uma alegada violação dos termos da sua prisão domiciliária. Suu Kyi deve ser libertada, não só pelo seu bem-estar, mas também, para possibilitar a participação da oposição nas próximas eleições do país -defendeTom Malinowski,um dos directores da organização.