Um projecto da Cruz Vermelha, na Somália, visa a retoma da produção agrí­cola. O apoio à agricultura é fundamental, num contexto de insegurança alimentar
Um projecto da Cruz Vermelha, na Somália, visa a retoma da produção agrí­cola. O apoio à agricultura é fundamental, num contexto de insegurança alimentarUm oásis de paz no coração de um país devastado por vinte anos de guerra, declara Henri Maindiaux, sobre o local que mais o surpreendeu na Somália, em dois anos de missão. Num país afectado por fortes secas, o especialista em agricultura da Cruz Vermelha conseguiu encontrar um pequeno campo com árvores de toda a variedade e com hortaliça pelo meio, perto do rio Shabelle. afirma mesmo: a Somália tem um grande potencial.
Regressa recentemente de um país arrasado por uma guerra civil, onde esteve dois anos a avaliar as potencialidades do terreno. actuou junto da população, a quem distribuiu sementes de sorgo, milho, feijão, gergelim e alimentos para que não consumissem os cereais reservados à plantação. O projecto desenvolvido pela Cruz Vermelha visa a retoma da produção agrícola.
Outro dos objectivos é auxiliar a construção de toda uma infra-estrutura agrícola: tanques de sedimentação, canais de irrigação, entre outros. Henri Maindiaux explica que já foram construídos pequenos diques e pontes sobre os canais já existentes para que não sejam danificados. Foram distribuídas, ainda, bombas de água. Cerca de oito mil pessoas beneficiaram dos programas de irrigação.
O centro e a faixa que faz fronteira com a Etiópia são as regiõesmais afectadas pela seca. as fracas colheitas, resultado da falta de chuva, piora a já complicada situação alimentar dos somalis. a população apresentauma dasmais elevadas taxas de desnutrição, particularmente na infância. Grande parte,depende da ajuda humanitária para sobreviver.
É portanto urgente apoiar a agricultura para melhorar a segurança alimentar do país. a presença de técnicos especializados é imprescindível. Deve-se ter em consideração a grande variedade climática do país – o norte é muito seco, como um oásis para a agricultura; o sul, com seus cursos de água, e nas regiões centrais, há muitas possibilidades para se desenvolver agricultura com sistemas de irrigação, explica o especialista. O grande obstáculo, a falta de segurança, é ultrapassado com a preciosa ajuda da internet e telefone, que permitem manter a comunicação entre os envolvidos no projecto.