Portugal vai acolher dois detidos de nacionalidade Síria de Guantanamo, concedendo-lhes um visto por razões humanitárias
Portugal vai acolher dois detidos de nacionalidade Síria de Guantanamo, concedendo-lhes um visto por razões humanitáriasO Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da administração Interna confirmam a decisão do governo português de acolher em Portugal dois cidadãos sírios detidos em Guantanamo , lê-se no comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros. São dois presos de um grupo de 50 detidos ilibados de quaisquer acusações de terrorismo mas que não podem ser devolvidos aos seus países de origem dado o risco de perseguição.
a decisão agora tomada pelo governo português segue-se à aprovação, em Junho, de um quadro comum a nível europeu e da visita a Lisboa do enviado especial dos Estados Unidos para o encerramento de Guantanamo, adianta a Lusa. a resolução tem em atenção a vertente humanitária e das relações externas, a salvaguarda dos aspectos relacionados com a segurança e as perspectivas de sucesso na integração dos ex-detidos escolhidos , diz o comunicado.
O fecho do Centro de Detenção de Guantanamo tem um alcance inegável. Trata-se de um marco para a revitalização das relações transatlânticas e de uma vitória para todos aqueles que defendem e promovem o respeito dos direitos humanos no quadro da luta contra o terrorismo , conclui o texto.