é o primeiro curso de especialização em arquitectura de igrejas. Promovido pela Universidade Técnica de Lisboa e com o apoio da Comissão Episcopal da cultura, bens culturais e comunicação social
é o primeiro curso de especialização em arquitectura de igrejas. Promovido pela Universidade Técnica de Lisboa e com o apoio da Comissão Episcopal da cultura, bens culturais e comunicação social a perda de capacidade reverberante (que reflecte) das igrejas actuais não se deve nem à incapacidade expressiva da sua forma (que o valor da arquitectura contemporânea desmentiria), nem à impertinência do seu conteúdo (que o recrudescer dos fenómenos religiosos nega), mas a uma inadequação da forma arquitectónica da igreja ao seu conteúdo religioso, adianta a organização do curso.
a inconveniência resulta de dificuldades de comunicação fundamentais entre os agentes envolvidos na produção moderna de arquitectura de igrejas. Os encomendadores (párocos ou leigos, dioceses ou ordens religiosas) têm dificuldade em transmitir algo de conveniente à especificidade poética da acção do arquitecto e do artista, o que dificulta a acção destes últimos.
O curso pretende fomentar a interacção entre os dois grandes âmbitos disciplinares que o estruturam: a Teologia e a Liturgia, por um lado, e a arquitectura e as artes, por outro. Decorrerá de 23 de Outubro a 19 de Dezembro de 2009 e de 8 de Janeiro a 13 de Fevereiro de 2010, às sextas à tarde e no sábado de manhã. Inscrições abertas durante o mês de Setembro.