a inauguração da ponte do rio Zambeze é «mais uma vitória na luta contra a pobreza e um vector fundamental na consolidação da unidade nacional, afirma o chefe de Estado
a inauguração da ponte do rio Zambeze é «mais uma vitória na luta contra a pobreza e um vector fundamental na consolidação da unidade nacional, afirma o chefe de Estadoarmando Guebuza, nome com a qual foi baptizada a ponte, considera que a infra-estrutura galvaniza a visão de uma coluna vertebral entre o centro de produção e o consumo em Moçambique. a obra foi paga com 66 milhões de euros obtidos junto da União Europeia (UE), Itália e Suécia, bem como recursos próprios.
a ponte sobre o Zambeze, um dos maiores rios de África, permite o trânsito por terra, entre o sul, centro e norte de Moçambique. até agora o transporte era feito em batelões degradados e barcaças, em águas profundas e com crocodilos, o que colocava em risco a passagem.
a infra-estrutura passou a ser uma das maiores do continente. Tem um tabuleiro de 2. 376 metros de comprimento (1. 666 em terra e 710 sobre o leito do rio), 16 metros de largura e quatro faixas de rodagem, mas com uma estrutura que prevê a sua duplicação.
Para o presidente da Comissão Europeia, a ponte será um grande impulso ao desenvolvimento e integração do país e da África austral. Na mensagem lida por um representante da Comissão Europeia em Maputo, durante a cerimónia de inauguração do empreendimento, em Chimuara, Durão Barroso considera importante este empreendimento, uma vez que vai contribuir para o desenvolvimento eficaz do comércio e integração nacional e regional.