1. 200 jovens, representando 10 países da Europa e do Brasil, participam nos 61. º Jogos Internacionais Escolares promovidos pela Federação Internacional Desportiva do Ensino Católico (FISEC)
1. 200 jovens, representando 10 países da Europa e do Brasil, participam nos 61. º Jogos Internacionais Escolares promovidos pela Federação Internacional Desportiva do Ensino Católico (FISEC)Os jogos são disputados entre 17 e 23 de Julho, no algarve. a iniciativa é organizada pelo Ministério da Educação através da Direcção Regional de Educação do algarve, decorre nos concelhos de Portimão, Lagos e Lagoa. Haverá competição em oito modalidades: andebol, atletismo, basquetebol, futebol, futsal, natação, ténis de mesa e voleibol.
O evento arranca no dia 17 de Julho com a chegada das delegações. a 18 de Julho realiza-se a cerimónia de abertura e o início das competições. No dia 19 de Julho, para além das competições, será celebrada a Eucaristia do evento. a celebração eucarística terá lugar, pelas 21 horas, na alameda de Portimão. Nos dias 20 e 21 prosseguem as competições e no dia 22 serão realizadas as finais e a cerimónia de encerramento, também em Portimão. O último dia, 23 de Julho, será o da partida das delegações.
Na mensagem para esta iniciativa (a última vez em Portugal foi há 10 anos), o bispo do algarve assinala a importância do desporto na formação integral da pessoa humana, pelo cultivo de valores relevantes como a lealdade, o altruísmo, o respeito pelas regras e pelas leis, o confronto leal, o sentido da disciplina colectiva e da vida em grupo, a amizade e a solidariedade. Manuel Quintas espera que os jogos proporcionem a todos uma ocasião de encontro, de diálogo, de enriquecimento mútuo, pela partilha da diversidade linguística e cultural, adianta a diocese do algarve.