Portugal e Brasil afirmaram-se na modalidade do atletismo. Nos Jogos da Lusofonia competem várias nações lusófonas. Conta-se com a participação de 1300 atletas
Portugal e Brasil afirmaram-se na modalidade do atletismo. Nos Jogos da Lusofonia competem várias nações lusófonas. Conta-se com a participação de 1300 atletasDeu-se início, no passado fim-de-semana, em Lisboa, à II Edição dos Jogos da Lusofonia. O Brasil foi o país que mais se destacou, nesta primeira jornada, na modalidade do atletismo, com 21 medalhas. Portugal, por sua vez, foi premiado 17 vezes. Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto, Francis Obikwelu, na corrida dos 100 metros, e Naide Gomes, no salto em cumprimento, foram alguns dos portugueses premiados.
Os Jogos da Lusofonia decorrem de 11 a 19 de Julho, na capital. O evento apresenta as competências de atletas, vindos de vários países de língua portuguesa, em diversas modalidades. Provas de atletismo, basquetebol, futebol, futsal, judo e voleibol irão decorrer ao longo da semana. Brasil, Macau, Cabo Verde, Índia, Sri Lanka, angola, Guiné Equatorial, Guiné Bissau, Moçambique, são Tomé e Príncipe e Timor Leste são os países participantes. O encontro possibilita o debate sobre estratégias de acesso ao desporto e a sensibilização da população, nomeadamente das camadas mais jovens para a importância da prática desportiva.