“O Francisco, vidente, confirmou que viu Nossa Senhora em Fátima e nos Valinhos”
“O Francisco, vidente, confirmou que viu Nossa Senhora em Fátima e nos Valinhos”Foi com estas palavras transcritas de um relatório elaborado pelo pároco de Fátima em 1917 que chegou ao conhecimento das autoridades Eclesiásticas os acontecimentos de Fátima, disse Luciano Cristino, padre e historiador do Santuário de Fátima. Mais tarde em 1930, o Bispo de Leiria declarou as aparições de Fátima como dignas de crédito, permitindo assim a realização de cerimónias públicas.
Como corolário deste percurso, o saudoso Papa João Paulo II beatificou em 2000 os dois videntes de Fátima, Francisco e Jacinta, as primeiras crianças a quem a Igreja reconheceu odor de santidade. Foi desta forma que Luciano Cristino, o segundo orador neste congresso, definiu as três etapas do fenómeno de Fátima.
Da exaustiva análise que fez à vida de Francisco Marto, destacam-se alguns pormenores deliciosos. Baseando-se no testemunho do Padre antónio Reis, publicado em 1947 – já falecido – e que foi companheiro de Francisco na Escola de Fátima de então, deu a conhecer a personalidade deste pastorinho.
Era sabido o pouco interesse que tinha pelos estudos, pelo que o professor e os companheiros gostavam de o escarnecer. Francisco tudo aceitava calado e não se eximia a brincar com os colegas nos jogos, sendo considerado por todos como um bom companheiro.
Lúcia conta nas suas memórias que Francisco não via a Senhora nas primeiras aparições e ela perguntou a Nossa Senhora o porquê, ao que ela retorquiu Ele que reze mais. Lúcia transmitiu-o a Francisco e este disse logo eu rezo todos os terços quantos quiseres.começando a rezar, viu Nossa Senhora e ficou tão deslumbrado que parou de o fazer.
Francisco também era uma criança que não se ficava de todo, um dia os rapazes de aljustrel em refrega atiraram pedras aos de Boleiros e ele também o fez, viria a confessá-lo mais tarde. a música era uma atracção para ele e um dia roubou um tostão ao pai para comprar um realejo (pífaro). Lúcia menciona nas suas memória que ele gostava muito do pífarito.
Jacinta, a sua irmã, disse que Francisco quando morreu deu um ar de riso, logo após se ter confessado e afirmado a sua madrinha que ia morrer. Francisco é verdadeiramente um exemplo de vida para as crianças de hoje, destacando-se no seu amor a Deus e ao próximo.