Os imigrantes são vistos como pessoas que se expulsam, descartáveis numa sociedade que se fecha. Debate quer trazer este tema para o centro da atenção
Os imigrantes são vistos como pessoas que se expulsam, descartáveis numa sociedade que se fecha. Debate quer trazer este tema para o centro da atençãoHá uma fortaleza que se chama Europa, que se organiza em torno de protocolos de expulsão, esquecendo muitas vezes que muitos dos que são visados nestes discursos e práticas são, também eles, filhos da Europa. E há os que vêm em procura de uma vida melhor, repetindo o que os europeus fizeram durante séculos, sem entraves nem fronteiras – e que acabam detidos e deportados.
É a partir deste pressuposto que o jornal Le Monde Diplomatique (na sua edição portuguesa) promove, em Lisboa, um debate sobre o tema: Protocolos de expulsão – a imigração e a fortaleza Europa. O debate arranca com a intervenção de Mamadou Ba (da associação SOS Racismo) e Chullage, músico e membro da Khapaz.
Para ajudar à conversa os organizadores remetem para a edição de Novembro do mesmo jornal, onde se encontra um artigo de Tassadit Imache sobre este tema. Nesse artigo, Imache acusa o facto de, sem quaisquer reticências, servirem à opinião pública europeia coisas óbvias de como fomos obrigados a suportar essa imigração e que vamos agora, finalmente, poder escolher com quem queremos viver.
Explica-se o autor franco-argelino: Fomos bem preparados para a actual política de controlo da imigração. Deste modo, o destino dos estrangeiros sem papéis é voltarem para os seus países. Na verdade, até fazemos obra de caridade tirando essas pessoas das mãos dos seus exploradores e pondo-as a andar. Tão asseadamente quanto possível, à francesa, com muita administração de permeio. E deveríamos até estar orgulhosos de pertencer a este país, na Europa, que põe menos baixo a fasquia dos valores humanos.
a entrada é livre para este debate que terá lugar na associação O Bacalhoeiro (R. dos Bacalhoeiros, 125, junto à Casa dos Bicos, em Lisboa), esta quarta-feira, dia 26, pelas 22h.