alfredo Bruto da Costa substitui Manuela Silva à frente deste organismo laical. Nomeação divulgada pelo Episcopado português
alfredo Bruto da Costa substitui Manuela Silva à frente deste organismo laical. Nomeação divulgada pelo Episcopado português a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) tem um novo presidente, nomeado pela Conferência Episcopal Portuguesa. alfredo Bruto da Costa, da diocese de Lisboa, até aqui vice-presidente da Comissão, assumirá o cargo para o triénio 2009-2011 e substituirá Manuela Silva, economista como o primeiro e que presidiu a este órgão nos últimos três anos.
a nomeação na assembleia Plenária da CEP ocorreu a 14 de Novembro de 2008, dias depois de ter sido realizada a audição Pública da CNJP sobre pobreza (ver notícia relacionada), tema ao qual Bruto da Costa tem dedicado muito da sua carreira académica, política e de investigador.
Recentemente, então na qualidade de presidente do Conselho Económico e Social (CES), Bruto da Costa defendeu que o problema estrutural da pobreza e da exclusão social resulta da redistribuição do rendimento e só se resolverá com o empenhamento de toda a sociedade portuguesa.
Segundo a própria organização, a CNJP é um organismo laical da CEP, criado com a finalidade genérica de promover e defender a Justiça e a Paz, à luz do Evangelho e da doutrina social da Igreja.