Ministros das finanças e governadores de bancos centrais africanos reúnem-se esta quarta-feira para avaliarem o impacto da crise financeira internacional
Ministros das finanças e governadores de bancos centrais africanos reúnem-se esta quarta-feira para avaliarem o impacto da crise financeira internacionalNa agenda dos trabalhos está a análise das consequências da crise financeira nas economias africanas e na ajuda pública ao desenvolvimento. a cimeira é organizada pelo Banco africano para o Desenvolvimento (BafD) e decorrerá em Tunes, capital da Tunísia.
a queda do preço das matérias-primas africanas e a resposta continental à crise são outros dos pontos na agenda da cimeira, que tem o apoio da União africana e da Comissão Económica para a África das Nações Unidas. Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e África do Sul têm já presença confirmada, adianta a Lusa.
Recentemente o presidente do BafD alertou para o facto dos planos de recuperação dos países desenvolvidos, para fazer face à crise, terem como consequência a contração do volume da ajuda pública ao desenvolvimento . Muitos países africanos dependem da ajuda externa e receiam que a crise no Ocidente e nas potências emergentes asiáticas resulte na redução da solidariedade internacional.
Donal Kaberuka manifestou a sua preocupação em relação a situações como despedimentos em massa e maior dureza nas leis anti-imigração nos países desenvolvidos, o que terá como consequência menores transferências de remessas por parte dos trabalhadores emigrantes africanos.