Wu Bangguo está na argélia, primeira etapa de um périplo de duas semanas pelo continente africano
Wu Bangguo está na argélia, primeira etapa de um périplo de duas semanas pelo continente africanoO dirigente chinês visitará ainda Gabão, Etiópia, Madagáscar, Seicheles e a sede da União africana, em adis-abeba, a capital etíope. O novo Centro de Conferências da organização vai ser aí construído por uma empresa chinesa, refere a agência Lusa. De 67 anos, Wu Bangguo é o presidente da assembleia Nacional Popular chinesa, número dois da hierarquia comunista, logo a seguir ao secretário-geral do partido e presidente da República, Hu Jintao.
O comércio entre a China e África deverá ultrapassar este ano 100 mil milhões de dólares, pela primeira vez no primeiro semestre de 2008, as importações chinesas de África aumentaram 92 por cento, somando cerca de 30 mil milhões de dólares. as exportações atingiram 23 mil milhões de dólares, que representam um aumento de 40 por cento.
a influência chinesa em África tem aumentado também no plano diplomático. apenas quatro países, Burkina Fasso, Gâmbia, Suazilândia e São Tomé e Príncipe, mantêm relações oficiais com Taiwan. Recorde-se que a ilha se tornou independente quando acolheu o governo nacionalista, após a tomada do poder pelo Partido Comunista, em 1949. Pequim considera Taiwan uma província da China.