O Papa Bento XVI anunciou que visitará angola e os Camarões em Março próximo, na ocasião da celebração dos 500 anos da evangelização de angola
O Papa Bento XVI anunciou que visitará angola e os Camarões em Março próximo, na ocasião da celebração dos 500 anos da evangelização de angolaTenciono deslocar-me em Março próximo aos Camarões, referiu Bento XVI durante a missa de encerramento do Sínodo dos Bispos, em Roma. Entregará aos bispos africanos o documento de preparação da II assembleia Especial do Sínodo para a África, que decorrerá em Roma em Outubro de 2009. Dos Camarões seguirei para angola, se Deus quiser, para ali celebrar solenemente o 500º aniversário da evangelização deste país , acrescentou Bento XVI.
Será a primeira viagem de Bento XVI ao Continente africano desde a sua eleição em abril de 2005. O Papa convocou o Sínodo Especial dos bispos africanos subordinado ao tema da Reconciliação, Justiça e Paz, que decorrerá de 4 a 25 de Outubro de 2009 no Vaticano, refere a agência Lusa. O evento pretende dar um novo impulso à evangelização e promover a reconciliação e a paz no continente mais pobre do planeta.
O primeiro sínodo para a África foi realizado em 1994 por iniciativa de João Paulo II. África regista um crescimento mais rápido do número de fiéis. Bento XVI tem exprimido em várias ocasiões preocupação relativamente a África, um continente para onde a Europa exportou não somente a fé em Cristo, mas também todas as espécies de vícios, o sentido da corrupção e a violência, como admitiu o sumo pontífice.
Com 81 anos, o Papa efectuará em África a décima primeira deslocação do seu pontificado fora das fronteiras italianas. a sua última viagem foi a França, tendo estado em Paris e Lourdes, de 12 a 15 de Setembro passado. Já esteve duas vezes na alemanha e visitou a Polónia, Espanha, Turquia, Brasil, Áustria, Estados Unidos e austrália. O seu antecessor, João Paulo II, visitou 129 países em 26 anos de pontificado.