é preciso investir maciçamente na agricultura alimentar alerta a agência das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FaO)
é preciso investir maciçamente na agricultura alimentar alerta a agência das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FaO)Os dados são alarmantes. a fome afecta, actualmente, 923 a 925 milhões de pessoas, no mundo. Mais de 50 milhões de pessoas são atingidas, desde a escalada do aumento dos preços (eram 850 milhões, antes).
O director-geral FaO, Jacques Diouf acusa os dirigentes mundiais de terem ignorado as advertências feitas anteriormente e considera que houve falta de vontade política para conter a crise. as prioridades devem ser relançar a actividade dos pequenos agricultores e lutar com programas coordenados contra a desnutrição, que ameaça de morte 19 milhões de crianças , afirmou Erika Wagner, da Fundação Clinton.
Caroline Wilkinson, da acção contra a fome, defende que a urgência hoje é tratar as 55 milhões de crianças que sofrem de desnutrição . Por seu lado, Stéphane Delpierre, do Serviço de ajuda Humanitária da União Europeia considera necessário os proprietários de terras reverem sua orientação e a se voltarem novamente para a agricultura alimentar que havia sido um pouco negligenciada nos últimos anos, em benefício dos sectores de saúde e educação .
Em agosto, o Programa alimentar Mundial anunciou a realização de um programa de ajuda para lutar contra a crise alimentar, de 142 milhões de euros, em 16 países: afeganistão, Haiti, Libéria, Moçambique, Etiópia e Somália. Em 2008, adianta a agência da ONU, a ajuda alimentar internacional caiu para o seu nível mais baixo em 40 anos.