a violência de duas frentes obrigou à fuga de mais de 150 mil pessoas de suas casas. Mortos são muitos e há relatos de crianças levadas à força
a violência de duas frentes obrigou à fuga de mais de 150 mil pessoas de suas casas. Mortos são muitos e há relatos de crianças levadas à forçaMais de 150 mil pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas no Nordeste da República Democrática do Congo (RDC), nos últimos dois meses por violentos combates em duas frentes, entre rebeldes congoleses e dissidentes ugandeses, anunciou a agência das Nações Unidas para os refugiados, enquanto apelava ao aumento da ajuda a ser enviada para a região.
Só na região de Ituri, pelo menos 50 mil pessoas foram obrigadas a fugir, devido a um intenso combate entre o exército congolês e os rebeldes ugandeses do Exército de Resistência do Senhor (LRa, na sigla ingelsa), que tem provocado muitas mortes desde o mês passado.
Os rebeldes têm causado destruição generalizada de casas e urbanística públicos, acusou o porta-voz do aCNUR, Ron Redmond. as autoridades locais na área dizem que os corpos de cerca de 100 civis foram despejados num rio, enquanto há relatos que desapareceram 80 crianças. Os pais temem que os seus filhos tenham sido recrutados à força pelo LRa.