Economista, especializado em desenvolvimento, traçou uma comparação entre o fundo de Paulson, para equilibrar a economia americana, e o uso que se poderia fazer do mesmo
Economista, especializado em desenvolvimento, traçou uma comparação entre o fundo de Paulson, para equilibrar a economia americana, e o uso que se poderia fazer do mesmoDuncan Green, economista da organização Oxfam, publicou no seu blogue uma comparação interessante. Descobriu o que se poderia fazer com a quantia de 700 mil milhões de dólares, requerida por Paulson para curar a economia americana.
Entre outras coisas, poderia servir para pagar duas vezes a dívida acumulada dos 49 países mais pobres do mundo. Representa cinco vezes o montante anual da ajuda extraordinária que seria precisa para atingir os objectivos de desenvolvimento do Milénio no campo da pobreza, educação e saúde (150 mil milhões de dólares por ano).
Os importantes 700 mil milhões de dólares equivalem a sete anos dos actuais níveis de ajuda global ao desenvolvimento (104 mil milhões de dólares em 2007). São suficientes para erradicar a pobreza em todo o mundo durante dois anos. Segundo o PNUD são precisos 300 mil milhões de dólares para colocar toda a população mundial acima da linha da pobreza, isto é, com mais de um dólar por dia.
Finalmente a famosa verba equivale a um quarto do custo da guerra do Iraque e a meio ano da despesa militar mundial. Duncan Green dirige o departamento de investigação da Oxfam na Grão Bretanha e é o autor do livro Da pobreza ao poder.