Homens armados assaltaram duas estruturas sanitárias dos Médicos Sem Fronteiras em adé e Goz Beí¯da. Os agentes humanitários foram evacuados e as actividades suspensas por tempo indeterminado
Homens armados assaltaram duas estruturas sanitárias dos Médicos Sem Fronteiras em adé e Goz Beí¯da. Os agentes humanitários foram evacuados e as actividades suspensas por tempo indeterminadoOs incidentes registaram-se no Chade Oriental e atingiram mais duas organizações humanitárias, além dos Médicos Sem Fronteiras (MSF). O roubo de um veículo às Nações Unidas marca o auge dos incidentes ocorridos nos últimos seis meses na zona contra as organizações humanitárias.
O facto de sermos atacados constantemente, ameaça a capacidade dos MSF e outras organizações em assistir a população do Chade Oriental, explicou Karline Kleijer, chefe da missão dos MSF no país.com preocupação e tristeza, somos obrigados a abandonar as duas localidades, deixando 70 mil pessoas sem uma assistência médica adequada.como sempre, são os doentes e os mais vulneráveis a sofrer as consequências.
Os operadores dos MSF assistem mais de 250 mil pessoas: deslocados internos, refugiados do Darfur e a população local. Provêem assistência sanitária, água potável, alimento e bens de primeira necessidade. a organização dos MSF trabalha no Chade desde 1981, dando resposta à violência e à insuficiência de assistência sanitária, assim como aos constantes ataques de epidemias. actualmente no país a presença dos MSF é de 85 operadores estrangeiros e 1200 locais.