« a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja» reúne 253 bispos de todo mundo em Roma para a XII assembleia-geral ordinária do Sínodo dos Bispos. Decorrerá de 5 a 26 de Outubro
« a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja» reúne 253 bispos de todo mundo em Roma para a XII assembleia-geral ordinária do Sínodo dos Bispos. Decorrerá de 5 a 26 de OutubroPortugal está representado no Sínodo pelos bispos anacleto Oliveira e antónio Taipa, auxiliares de Lisboa e Porto, respectivamente. a assembleia sinodal é formada por representantes dos episcopados de todo o mundo, para aconselhar o Papa no governo da Igreja e na busca de soluções pastorais. Bento XVI inaugura o Sínodo hoje à tarde, 5 de Outubro, com uma missa solene na Basílica de São Paulo fora dos muros.
O episcopado da China, mais uma vez, não estará representado. as divergências entre o governo chinês e o Vaticano, relacionadas com a Igreja nacionalista, são o obstáculo. Não se conseguiu um acordo para isso com as autoridades de Pequim, referiu o director da sala de imprensa do Vaticano, Frederico Lombardi. Estarão presentes, como delegados nomeados directamente por Bento XVI o arcebispo de Hong Kong, cardeal Joseph Zen Ze-kiun, e o bispo de Macau, José Lai Hung-seng. Estará também presente Peter Liu Cheng-chung, bispo em Taiwan.
O Sínodo dos Bispos foi criado pelo Papa Paulo VI há 40 anos. O seu funcionamento rege-se pelas normas da Carta apostólica apostolica Sollicitudo e pelo Ordo Synodi, promulgados em 1965 por Paulo VI e revistos por João Paulo II. O Sínodo e a sua secretaria-geral permanente não fazem parte da Cúria Romana e não dependem dela. Permanecem sob a autoridade exclusiva do Papa. O Sínodo reúne-se sempre que o Papa julgue necessário consultar os episcopados, apesar de ser um organismo permanente.