Rebeldes do Exército de Libertação do Sudão referem que os combates com o exército sudanês provocaram dezenas de mortos no Darfur, onde impera a guerra civil
Rebeldes do Exército de Libertação do Sudão referem que os combates com o exército sudanês provocaram dezenas de mortos no Darfur, onde impera a guerra civilOs confrontos travam-se na região de Jebel Marrana, no norte da província de Darfur. Os soldados do governo apoiados por quatro helicópteros e dois aviões lançaram um ataque contra a rebelião, sábado, 6 de Setembro. atacam as nossas posições neste momento, comunicou Salah Bob, comandante de uma secção do Exército de Libertação do Sudão (SLa) dirigido por abdel Wahid Mohammed Nour, que vive exilado em Paris.
São soldados do governo e nós replicamos, explicou Jebel Marra. Os rebeldes já tinham informado que os soldados e milícias aliadas de Cartum tinham lançado um ataque em redor das cidades de Disa, Birmaza et Tawila. avistámos 63 secções, todos do SL a ou exército do governo, confirmou Ibrahim al-Hillo, comandante da organização rebelde, a partir de Darfur.
abdel Wahid Mohammed Nour referiu à agência aFP que os ataques aéreos e os ataques [das milícias árabes) Janjawids fizeram mais de 40. 000 deslocados que fugiram de 280 aldeias da região de Disa e Birmaza. Trata-se de um desastre humanitário. Tanto mais grave na medida em que decorre na estação das chuvas.
O chefe rebelde apelou à comunidade internacional para intervir urgentemente no Darfur para pôr fim ao genocídio cometido pelo governo sudanês. as Nações Unidas e a União africana no Darfur confirmam as informações vindas da região. Efectivamente o governo sudanês lançou ataques generalizados no Darfur norte.como é habitual, Cartum nega todas as acusações.