Quarto ciclone da estação atinge a região das Caraí­bas. Os primeiros três causaram 570 mortos e milhares de desalojados. Entre as 58 vítimas do Ike contam-se crianças e duas mulheres grávidas
Quarto ciclone da estação atinge a região das Caraí­bas. Os primeiros três causaram 570 mortos e milhares de desalojados. Entre as 58 vítimas do Ike contam-se crianças e duas mulheres grávidasDepois do Haiti, é a vez de Cuba ser atingida pelos ventos violentos e fortes chuvadas provocadas pelo furacão Ike. a Ilha está em alerta máximo: 800. 000 cubanos e turistas foram evacuados das zonas de risco, onde as inundações já causaram importantes prejuízos.
O Ike atingiu a costa noroeste de Cuba do domingo para segunda. Está a varrer quase toda a ilha, incluindo a capital Havana, com ventos à velocidade de 195 quilómetros/hora. Dirige-se agora em direcção ao Golfo do México e ao sul dos Estados Unidos, segundo indicações do Instituto de Meteorologia de Cuba.
O Ike é a quarta depressão a atingir em três meses a região das Caraíbas. Depois do furacão Fay, Gustav et Hanna, que fizeram centenas de mortos, a maioria no Haiti, mas também na República Dominicana e na Luisiana, nos Estados Unidos, é agora a vez do Ike.
Grande parte do território do Haiti está isolado e não é possível prestar ajuda devido à queda de barreiras que obstruem a maioria das estradas, causadas por chuvas incessantes. Milhares de pessoas procuram alimento e socorro das Nações Unidas. O preço do arroz subiu de 60 por cento desde o início dos furacões.