Cada participante deste congresso missionário nacional que entra esta noite na recta final, recebe um livro sobre a missão
Cada participante deste congresso missionário nacional que entra esta noite na recta final, recebe um livro sobre a missãoTeologia da missão – Notas e perspectivas’ é uma obra de José Nunes, cujo exemplar foi oferecido a cada um, dos mais de 600 participantes deste congresso missionário nacional. Não se trata de um extenso e completo manual de Teologia da missão. São reflexões onde, se percorrem os vários apartados da missionologia, escreve o frei, dominicano, na apresentação da obra.
ao longo de 135 páginas, com índice da bibliografia, o autor define o que é verdadeiramente ‘missão’, o aparecimento e a história da missiologia como ciência autónoma e a busca de séria fundamentação para a missão eclesial. Na segunda parte do livro são apontados caminhos da actual missionologia, entendida como inculturação, libertação e diálogo inter-religioso.
Frei José Nunes apresenta o seu olhar pessoal sobre o voluntariado missionário em Portugal, na última parte. Trata-se de uma realidade nova e florescente num país de tão grandes tradições na missão ad gentes, sublinha.