O 3º Congresso americano Missionário de Quito fechou portas a 17 de agosto. Definindo-se como “família de Deus congregada com paixão para a missão”, os mais de 3. 000 participantes enviam a sua mensagem
O 3º Congresso americano Missionário de Quito fechou portas a 17 de agosto. Definindo-se como “família de Deus congregada com paixão para a missão”, os mais de 3. 000 participantes enviam a sua mensagemSomos Igreja da américa e queremos sentir com o coração do mundo. Ouvimos e aprendemos, afirmam os participantes do 3º Congresso americano Missionário e 8º Latino-americano (CaM3-COMLa). Sob o lema Escuta, aprende e anuncia, o CaM3-COMLa8 foi uma escola à escuta de Jesus de Nazaré, desde o seu baptismo até à sua Ressurreição. a partir da sua vida e do seu projecto, querem tornar-se testemunhas de Jesus como evangelizadores na experiência de uma comunhão e amizade íntima com Ele.
Todo o humano, a situação e os problemas da humanidade são também os nossos, afirmam os congressistas. Queremos levar o anúncio de Jesus e o Evangelho como luz de Deus e paradigma da humanidade. O amor a Deus e ao próximo são uma única realidade. Por isso olhamos para toda a sociedade, para as suas aspirações, projectos, humanismo e sede de Deus. Dói-nos vê-la sofrida devido à crise do modelo económico e social, à crise ecológica, cultural e democrática; mais ainda pela pobreza, exclusão, violência e perseguição.
Perante esta situação de sofrimento os participantes do CaM3-COMLa8 propõem: Diante da gravidade dos problemas todos somos aprendizes. Não temos uma receita, além da confiança no Senhor de coração aberto, e dar razão da nossa esperança à luz do Evangelho. E acrescentam: a alternativa torna-se evidência quando pobres e vítimas começam a falar, a tornar-se presentes.
a convocação tem resposta no compromisso com a nossa Igreja e sociedade, colaborando para definir etapas, prioridades e metas da história. a inspiração vem da doutrina social da Igreja, capaz de suscitar esperança no meio das situações mais difíceis. a Igreja missionária é consoladora, mediadora e advogada dos pobres. Leia a mensagem final em espanhol