a sociedade civil dos países lusófonos quer ter um papel mais interventivo nas questões da saúde da comunidade, afirma Jorge Sampaio
a sociedade civil dos países lusófonos quer ter um papel mais interventivo nas questões da saúde da comunidade, afirma Jorge SampaioO enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para a luta contra a tuberculose apelou aos líderes da CPLP para que adoptem as conclusões do Fórum Sociedade Civil Saúde da CPLP e mandatem o Secretariado Executivo para assegurar e acompanhar a respectiva execução. Não é necessário alongar-me sobre a plena pertinência e oportunidade [das conclusões]. Estou confiante que vão dar acolhimento favorável às propostas , afirmou o ex-presidente da República na cimeira VII Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Sampaio defendeu que a sociedade civil é o aliado e parceiro insubstituível dos governos no combate aos exigentes desafios que os problemas de saúde pública colocam a todo . O responsável das Nações Unidas lembrou as questões debatidas no Fórum para defender que se é certo que a primeira riqueza de um país e de uma comunidade é o conjunto dos seus cidadãos, não esqueçamos que são estes quem está sempre em primeiríssimo lugar na saúde, como um bem público inestimável, sem o qual nenhum projecto de desenvolvimento é sustentável .