abdwahad é o seu nome. Filho de mãe somali, já nasceu clandestino a poucas milhas de Lampedusa, junto à costa italiana do Mediterrâneo
abdwahad é o seu nome. Filho de mãe somali, já nasceu clandestino a poucas milhas de Lampedusa, junto à costa italiana do MediterrâneoNa escuridão da noite, balançando numa barcaça de borracha, a 12 milhas da costa italiana, uma mulher somali deu à luz o bebé abdwahd. ajudaram a parturiente seis mulheres, que faziam parte de um grupo de 45 clandestinos, que tinham partido da costa líbia de al Zwara.
Quando a lancha da marinha italiana se acostou à barcaça, a mãe e a criança foram acolhidas por uma equipa médica da Cruz Vermelha, entretanto alertada para o sucedido. No cais, uma ambulância aguardava e os médicos transferiram mãe e recém-nascido para o hospital de Lampedusa. as condições de saúde de ambos são boas.
Os pais do pequeno abdwahad são um casal somali que fugiu da sua terra por motivos políticos, e onde deixaram cinco filhos. Tinham partido há 10 meses de uma aldeia da Somália. Depois de atravessarem o deserto, conseguiram chegar a Tripoli. Durante uma tão longa e difícil viagem a mulher ficara grávida.
Não sabia que a minha mulher tivesse de dar à luz nestes dias, explicou o marido. Nos últimos meses a nossa vida foi um verdadeiro inferno. É um milagre termos conseguido chegar à vossa Itália. Esperamos que vós, italianos, nos ajudeis a que os nossos outros cinco filhos possam vir ter connosco.
O pequeno abdwahad, cujo nome significa afortunado, é a primeira criança a nascer em (no mar) de Lampedusa, onde há mais de 10 anos não nascia uma criança. Porém, começam agora os problemas burocráticos. abdwahd é italiano filho de pais somalis clandestinos. Que sucederá? O responsável das Nações Unidas para os refugiados está a tratar do caso: Esperamos que abdwahd e os seus pais obtenham a asilo político.