Depois de ter sido suspenso no domingo, por questões de segurança, o programa de repatriamento é de novo reiniciado esta quarta-feira
Depois de ter sido suspenso no domingo, por questões de segurança, o programa de repatriamento é de novo reiniciado esta quarta-feiraarranca de novo esta quarta-feira o repatriamento voluntário de afegãos, que tinha sido suspenso no domingo por questões de segurança. O alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) preocupado com o alerta para a insegurança na província de Nangarhar, no Leste do afeganistão, tinha suspenso a assistência aos refugiados afegãos que estão a regressar voluntariamente ao seu país desde Peshawar, no Paquistão.
agora a agência de refugiados vai reabrir o seu centro de repatriamento voluntário na cidade paquistanesa. Este centro em Peshawar recomeça a trabalhar hoje, ao mesmo tempo que o centro no distrito de Mohmandra, nos arredores de Jalalabad, no afeganistão.
O aCNUR informou que manteve em funcionamento outros centros de repatriamento, nomeadamente na região paquistanesa do Balochistão. a agência para os refugiados aconselhou o planeamento atempado das suas viagens para evitar viajarem durante a noite.
Há cerca de dois milhões de afegãos registados no Paquistão e aproximadamente um milhão no Irão. O aCNUR diz que espera que entre 150 mil e 200 mil afegãos possam regressar do Paquistão ainda este ano – números semelhantes aos de 2005 e 2006.