Uma acção global e urgente deve ser tomada para evitar que 100 milhões de pessoas caiam na fome
Uma acção global e urgente deve ser tomada para evitar que 100 milhões de pessoas caiam na fomeHá um tsunami silencioso que ameaça submergir mais de 100 milhões de pessoas na fome, com o aumento dos preços dos alimentos, alertou esta terça-feira a responsável do Programa alimentar Mundial (PaM). Por isso torna-se necessária uma acção urgente que combata esta calamidade.
Este é o novo rosto da fome: milhões de pessoas que não estavam nesta categoria há seis meses, mas agora estão, declarou a directora executiva do PaM Josette Sheeran.
Sheeran disse que tal como o tsunami de 2004, que atingiu o oceano Índico deixando 250 mil mortos e cerca de dez milhões de pessoas mais pobres, esta crise dos preços dos alimentos – o maior desafio enfrentado pelo PaM nos seus 45 anos de história – requer uma resposta global. Uma resposta de larga escala, de alto nível da comunidade global, centrada na emergência e soluções de longo prazo deve ser dada, acrescentou.
Recordando o recorde de 12 mil milhões de dólares (cerca de 7,5 mil milhões de euros ao câmbio actual) atribuídos pelos doadores internacionais para a recuperação do tsunami, a directora do PaM disse que é preciso que o mesmo tipo de acção e generosidade tenha agora lugar.