O Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade dos países de língua Portuguesa (CPLP) deverá incluir mecanismos de combate e prevenção da Sida
O Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade dos países de língua Portuguesa (CPLP) deverá incluir mecanismos de combate e prevenção da SidaNo documento final do II Congresso sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Sida da CPLP são destacadas como prioridades a cooperação técnico-científica e o acesso universal ao tratamento e à prevenção de VIH/Sida. a Carta do Rio reforça a necessidade do apoio entre os países e faz uma série de recomendações que poderão representar, de facto, um avanço importante na diminuição do impacto económico, social e humano da doença , disse à Lusa o secretário executivo da CPLP, Luís Fonseca.
Segundo o embaixador, são necessários mecanismos para facilitar ao acesso a medicamentos, a não-discriminação dos portadores do HIV, maior participação dos doentes na definição das políticas públicas e também uma maior cooperação no domínio da pesquisa. Não existe um padrão da doença na CPLP, já que os países membros apresentam realidades muito diferentes.
Brasil e Portugal têm uma epidemia concentrada, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, enquanto nos Países africanos de Língua Oficial Portuguesa (PaLOP) a epidemia é generalizada.
Em Portugal, cerca de 24 mil pessoas vivem com a doença, com registo de cerca de 1. 000 mortes por ano. No Brasil o número de portadores do HIV/Sida é de 600 mil.