arcebispo de Milão, Itália, cardeal Dionigi Tettamanzi, entra no YouTube, para preparar os fiéis para a Páscoa. Durante a Quaresma, responde a perguntas que lhe são dirigidas pela Internet
arcebispo de Milão, Itália, cardeal Dionigi Tettamanzi, entra no YouTube, para preparar os fiéis para a Páscoa. Durante a Quaresma, responde a perguntas que lhe são dirigidas pela InternetÀs sextas-feiras, 13 horas, o cardeal aparece no vídeo, onde apresenta as suas catequeses quaresmais. Responde a perguntas numa atitude de diálogo. O mesmo que sempre manteve ao longo da sua vida. É uma escolha inovadora e contracorrente para fazer chegar a sua mensagem a mais de cinco milhões de pessoas da maior diocese da Itália.
O cardeal surpreende quem está habituado a formas mais tradicionais de evangelizar. O sucesso está a ser tal que cala qualquer tentativa de polémica. Mais de 16 mil pessoas ligam-se pontualmente desde a sua primeira aparição. a iniciativa foi divulgada nos meios de comunicação locais.
Num tom de voz tranquilo e sereno, o cardeal responde às perguntas, mais numa atitude de pai do que de príncipe da Igreja. Sentado atrás de uma secretária, num estúdio sóbrio, explica, elucida e dá conselhos com espírito delicado e esclarecedor. O baptismo foi o prato forte do início.
É uma avó que interpela porque o neto não baptizado ou um jovem, de 24 anos, de Milão, que garante que se sente muito feliz por ter sido baptizado, mas questiona: Muitos amigos sentem-se incomodados por terem sido baptizados contra a sua vontade. Eminência, peço-lhe um conselho, como posso ajudá-los a voltar a descobrir os dons do baptismo?.
O arcebispo de Milão procura o diálogo com todos, mesmo com os laicos da sociedade. É um estilo diferente e inovador, que pode causar admiração ou perplexidade. Porém está a conseguir atingir os objectivos. YouTube mostra-o.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *