Secretário de estado do Vaticano, cardeal Tarcí­sio Bertone, entrega dom ao cardeal Jaime Ortega. Familiares de prisioneiros protestam
Secretário de estado do Vaticano, cardeal Tarcí­sio Bertone, entrega dom ao cardeal Jaime Ortega. Familiares de prisioneiros protestamapós a missa que durou duas horas, o Enviado do Papa, cardeal Bertone, que se encontra de visita a Cuba, entregou ao cardeal Jaime Ortega um dom inesperado: uma casula, isto é, uma veste litúrgica, usada por João Paulo II na celebração da Eucaristia. Um enorme aplauso da multidão saudou a entrega do dom.
Entre os presentes, que se apinhavam para lá das barreiras de protecção, estava um grupo de mulheres vestidas de branco, Damas de blanco. Eram as mães, mulheres, irmãs e filhas dos 75 prisioneiros políticos, detidos em Março de 2003. Vinte já foram libertados por motivos de saúde. Os outros 55 estão ainda presos, a descontar penas que vão até 20 anos de cárcere.
Estamos aqui para que o cardeal Bertone e o Papa intercedam junto do governo pela libertação dos nossos familiares, declararam Miriam Leiva e Laura Pollàn. Estão na prisão há anos, unicamente por terem manifestado as próprias opiniões. Pedidos repetidos, mesmo de outras mulheres, lamentaram as condições duras a que estão sujeitos os presos, as doenças dos seus familiares e a vida difícil sem maridos, pais ou filhos.