Uma cruz bizantina de valor incalculável e 12 outras peças do tesouro da catedral de Tournai, oeste da Bélgica, foram roubadas e continuam por recuperar
Uma cruz bizantina de valor incalculável e 12 outras peças do tesouro da catedral de Tournai, oeste da Bélgica, foram roubadas e continuam por recuperarOrnada com pedras preciosas – esmeraldas, ametistas, safiras – , a cruz, peitoral, que se diz conter um pedaço da verdadeira cruz de Cristo, pertence ao tesouro da catedral desde o século XIII, adianta o jornal Le Monde online.
apesar do sistema de alarme, do vidro blindado para proteger a peça, os dois ladrões disfarçados com perucas e postiços vários, entraram armados na sala do tesouro da catedral e espancaram os presentes que tentaram impedir o roubo, referem as autoridades.
além da cruz peitoral, foram roubadas 12 outras peças, designadamente oito cálices do século XVII ao XIX, dois anéis episcopais e duas outras cruzes. a peça mais preciosa e de valor incalculável terá sido oferecida em 1205, à catedral de Nossa Senhora de Tournai, por um cruzado que participou no assalto a Constantinopla na quarta cruzada, em 1204. apenas saía da catedral no segundo domingo de Setembro, para a grande procissão de Tournai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *