“O nosso Instituto pertence a Deus desde o princípio; é d’Ele, como um campo é do seu proprietário. Foi Nossa Senhora que o fundou e os inícios vêm de Deus. Por isso, hoje é dia de acção de graças”.
“O nosso Instituto pertence a Deus desde o princípio; é d’Ele, como um campo é do seu proprietário. Foi Nossa Senhora que o fundou e os inícios vêm de Deus. Por isso, hoje é dia de acção de graças”. O Beato José allamano sempre entregou a Fundação do Instituto a Nossa Senhora, a da Consolata, fruto do facto de ter sido longos anos reitor do santuário de Nossa Senhora da Consolata, em Turim, Itália, lugar que ocupou até ao dia da sua morte, a 16 de Fevereiro de 1926.
É daí que lhe vem o nome de missionários da Consolata: um Instituto de raiz mariana. Foi fundado em 1901 e os seus membros sentem-se efectivamente participantes da própria missão de Maria: levar ao mundo a verdadeira consolação, Jesus Cristo.
Cultivam o espírito de família, vivendo em comunidades onde todos se sentem e aceitam como irmãos, unidos no mesmo ideal:
Fazem da Eucaristia o centro de toda a sua vida apostólica, celebrando com dignidade o culto divino; Professam uma grande paixão pela Igreja na fidelidade ao seu magistério; Distinguem-se pelo espírito de laboriosidade no serviço concreto da promoção do homem e da mulher.
actualmente os missionários da Consolata desenvolvem a sua actividade em mais de duas dezenas de países nos quatro continentes: África, américa, Europa e Ásia.
Dois institutos, uma só família: a família dos Missionários e das Missionárias da Consolata, com a alma apostólica do Beato allamano e a sua paixão pela Igreja e pela Missão.
Para conhecer mais sobre Instituto Missionário da Consolata no mundo e em Portugal.